Sobral Notícias | Notícias de Sobral, política e região norte do Ceará
Sobral Notícias | Notícias de Sobral, política e região norte do Ceará

Com Maduro nos EUA, Delcy Rodríguez assume presidência interina da Venezuela

0


Com Maduro nos EUA, Delcy Rodríguez assume presidência interina da Venezuela
Foto reprodução: G1



Com Nicolás Maduro em Nova York, onde se apresentou a um tribunal após ser capturado pelas autoridades dos Estados Unidos, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, assumiu interinamente o comando do país nesta segunda-feira (5). A posse ocorreu diante dos deputados recém-empossados, dois dias após a prisão de Maduro e da primeira-dama, Cilia Flores.

Em discurso marcado por forte carga ideológica, Delcy declarou lealdade ao líder chavista e afirmou assumir a função em um contexto de “dor e instabilidade”. “Venho, como vice-presidente do presidente constitucional Nicolás Maduro Moros, prestar juramento com pesar”, afirmou. Ela classificou a ação americana como uma “agressão militar ilegítima” e disse que Maduro e sua esposa estão sendo mantidos como “reféns” nos Estados Unidos.

Ao longo da fala, Delcy evocou figuras históricas como Simón Bolívar e Hugo Chávez, prometendo preservar a estabilidade política, a segurança nacional e a continuidade do projeto bolivariano em um momento que definiu como “terrível” para a Venezuela. O juramento foi conduzido pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez irmão da vice-presidente e recém-reeleito ao cargo, e contou com a presença de Nicolás Maduro Guerra, filho do ex-presidente, evidenciando a força do núcleo familiar e do grupo mais próximo do chavismo no atual arranjo de poder.
Quem é Delcy Rodríguez

Nome central do regime venezuelano, Delcy Rodríguez ocupa posições estratégicas desde 2013, quando comandou o Ministério da Comunicação. Posteriormente, chefiou a diplomacia do país e presidiu a Assembleia Nacional Constituinte.

Vice-presidente desde 2018, ela também passou a acumular, em 2024, o comando do Ministério do Petróleo, em meio às sanções impostas pelos Estados Unidos e aos esforços do governo para sustentar a principal fonte de receitas da Venezuela.

Fonte: Diário do Nordeste

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Ok, Go it!