![]() |
| Foto reprodução Diário do Nordeste |
A mãe do adolescente de 15 anos apontado pela Polícia Civil como responsável pela morte do cão comunitário Orelha, na Praia Brava, em Florianópolis, afirmou que não houve tentativa de ocultação de provas durante a investigação. O caso ocorreu no dia 4 de janeiro e já foi encaminhado ao Ministério Público de Santa Catarina, que avalia o relatório do inquérito.
De acordo com a Polícia Civil, o adolescente teria agredido o animal durante a madrugada. A suspeita de ocultação de provas surgiu cerca de 25 dias após o ocorrido, durante uma abordagem no aeroporto, quando o jovem retornava de uma viagem aos Estados Unidos. Segundo os investigadores, familiares teriam tentado esconder um boné e um moletom usados pelo adolescente no dia da agressão.
Em entrevista ao programa Fantástico, a mãe negou a acusação e afirmou que entregou o boné solicitado pelas autoridades. Ela disse ainda que o filho estava viajando com o moletom e que não houve recusa ou tentativa de esconder objetos, alegando que a família não sabia exatamente quais provas estavam sendo procuradas. Por determinação da Justiça, a pedido da polícia, o passaporte do adolescente foi entregue.
As investigações indicam que o ataque ao cão ocorreu entre 5h25 e 5h58 do sábado (4). Imagens de câmeras de segurança e dados de localização do celular apontam que o adolescente deixou um condomínio e seguiu em direção à praia nesse intervalo. Ao todo, a polícia analisou cerca de mil horas de gravações e ouviu 24 testemunhas.
Outros três adolescentes que chegaram a ser investigados foram descartados, após a apuração indicar que não estavam no local no horário estimado. Orelha foi encontrado ferido no dia seguinte, com lesões na cabeça, socorrido e levado a atendimento veterinário, mas não resistiu. Um laudo indireto, elaborado com base nos registros médicos, apontou que a morte foi causada por um golpe contundente na cabeça. A Polícia Civil solicitou a internação do adolescente, enquanto o Ministério Público analisa o caso.
Fonte: Diário do Nordeste

