
Foto reprodução: G1
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (29), a operação Graco para investigar suspeitas de desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares no estado do Acre. A ação tem como foco a apuração de possíveis irregularidades no uso de verbas federais destinadas à área cultural.
De acordo com informações apuradas pela TV Globo, o deputado federal Eduardo Velloso (União-AC) é apontado como principal investigado. Agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao parlamentar, localizados em Rio Branco, além do apartamento funcional em Brasília.
As investigações miram a contratação de uma empresa responsável pela realização de shows musicais financiados pela Secretaria Municipal de Cultura de Sena Madureira (AC), em setembro de 2024. Há indícios de desvio de aproximadamente R$ 912 mil, oriundos de emendas parlamentares conhecidas como “emendas PIX”, que permitem a transferência direta de recursos da União, sem exigência de prestação de contas prévia.
Ao todo, estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tanto no Acre quanto no Distrito Federal. A PF apura a possível prática dos crimes de organização criminosa, fraude em licitação, corrupção, lavagem de dinheiro, entre outros delitos correlatos.
Fonte: G1
Operação da PF investiga deputado Eduardo Velloso no Acre
janeiro 29, 2026
0
Tags
