Foto reprodução: G1
O papa Leão XIV fez uma homenagem, neste domingo (21), aos atletas mortos no acidente com um time de basquete de Juazeiro do Norte, ocorrido na CE-187, em Tauá, no interior do Ceará, na madrugada da última segunda-feira (15). Sete jovens morreram e mais de 30 pessoas ficaram feridas.
“Dirigindo-me aos peregrinos que vieram do Brasil, asseguro as minhas orações pelos jovens que morreram, há alguns dias, num acidente rodoviário, no Estado do Ceará”, declarou o papa no final da oração do Angelus.
O time era de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, e retornava à cidade após participar de um torneio de basquete em Sobral, na região norte do Estado. O ônibus tombou durante a madrugada. Cinco jovens foram arremessados para fora do veículo e morreram esmagados. Os outros dois corpos foram encontrados dentro do veículo.
Em depoimento à Polícia Civil, o motorista contou que perdeu o controle do veículo após tentar desviar de um animal que estava na pista e puxou o veículo para o acostamento. Neste momento, o eixo traseiro do ônibus teria ficado preso a uma estrutura na margem da rodovia.
Ao tentar retornar à pista, o ônibus teria passado por um buraco, momento em que o motorista teria perdido o controle da direção e o veículo tombado. Ele foi ouvido pelos policiais civis e liberado.
Os seis atletas e o membro da comissão técnica do time de basquete que morreram no acidente com o ônibus na CE-187, em Tauá, no interior do Ceará, na madrugada desta segunda-feira (15), tinham entre 15 e 22 anos. Eles eram alunos ou ex-alunos de sete escolas e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Juazeiro do Norte.
As vítimas foram identificadas como:
Marcos Miguel da Silva, 22 anos, integrante da equipe técnica (equipe sub-19);
Henrique Ferreira Bezerra, 17 anos, atleta (equipe sub-19);
João Paulo Sampaio de Alencar, 18 anos, atleta (equipe sub-19);
Luiz José de Morais Neto, 18 anos, atleta (equipe sub-19) ;
Cauã Rodrigues Fratta, 16 anos, atleta (equipe sub-19);
Jonatas Samuel do Santos Lopes, 15 anos, atleta (equipe sub-15) ;
Matheus Henrique Ferreira Martins, 15 anos, atleta (equipe sub-15).
Segundo a Secretaria da Educação, as vítimas tinham vínculos com as escolas EEMTI Presidente Geisel, EEM Governador Adauto Bezerra, EEMTI Amália Xavier, EEMTI Dona Maria Amélia Bezerra, 2º Colégio da Polícia Militar, EEEP Professor Moreira de Sousa e EEMTI Tiradentes.
Três dos mortos eram estudantes da rede estadual: um aluno da EEMTI Presidente Geisel e dois estudantes da EEM Governador Adauto Bezerra. Também foram identificados entre as vítimas dois ex-alunos da EEMTI Presidente Geisel. As aulas foram suspensas na rede estadual, em Juazeiro do Norte, na última terça-feira (16).
O velório coletivo dos atletas do time de basquete de Juazeiro do Norte, que morreram em um acidente de ônibus, foi encerrado no fim da tarde da última terça-feira (16) sob comoção e aplausos. Mais de cinco mil pessoas participaram da celebração, segundo a Prefeitura de Juazeiro do Norte. Entre eles, familiares, amigos e companheiros do time que sobreviveram à tragédia.
Seis das sete vítimas foram velados no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte, onde um mural foi colocado na entrada do ginásio para que fossem deixadas mensagens aos atletas. O corpo da sétima vítima foi velada no Centro de Velório Anjo da Guarda. Os sepultamentos se iniciaram no fim da tarde desta terça.
Vítimas veladas no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte:
Henrique Ferreira Bezerra, 17 anos
Jonatan Samuel dos Santos Lopes
Cauã Rodrigues Fratta, 17 anos
Marcos Miguel da Silva (Assistente Técnico)
Luiz José de Morais Neto, 19 anos
João Paulo Sampaio de Alencar, 18 anos
Vítima velada no Centro de Velório Anjo da Guarda em Juazeiro do Norte:
Matheus Henrique Ferreira Martins, 15 anos
A secretária de Educação do Estado, Jucineide Fernandes foi até Juazeiro do Norte acompanhar as cerimônias. “Um momento muito triste para Juazeiro do Norte, para toda a educação cearense. Estamos todos em luto”, declarou.
Jucineide afirmou que a Secretaria tem acompanhado o caso “com psicólogos, assistentes sociais, principalmente nas escolas que tiveram estudantes que faleceram”.
“Fizemos contato com todas as escolas que tiveram estudantes envolvidos. Hoje é o dia das homenagens, do luto. Não tem aula nas escolas. A partir de amanhã, o retorno acontece através de um plano de ação, que envolve acolhimento, escuta. Que a gente possa preparar todos os estudantes e comunidade escolar para esse momento, para conviver com essa perda e que possam ficar as boas memórias.”
Fonte- G1
Papa Leão XIV faz homenagem a jovens mortos em acidente com time de basquete no Ceará
junho 21, 2026
0
Tags

