
Foto reprodução: Diário do Nordeste
O Ceará está novamente sob aviso de “perigo potencial” para chuvas intensas e ventos fortes. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todos os 184 municípios do Estado podem registrar, ao longo desta sexta-feira (13), acumulados de até 50 milímetros de chuva por dia e rajadas de vento que podem atingir 60 km/h.
O alerta amarelo, que corresponde ao nível 1 na escala de severidade do órgão, é válido até as 23h59 de sexta-feira. Parte do território cearense já vinha sendo monitorada desde quinta-feira (12), após previsão emitida pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Segundo o Inmet, há baixo risco de ocorrências como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais e descargas elétricas. Ainda assim, o órgão orienta a população a adotar medidas preventivas: evitar abrigo sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as instabilidades.
Como funcionam os avisos
O Inmet classifica os alertas meteorológicos em três níveis:Amarelo (perigo potencial): previsão de chuvas de até 50 mm por dia e ventos entre 40 e 60 km/h;
Laranja (perigo): chuvas de até 100 mm por dia e ventos entre 60 e 100 km/h;
Vermelho (grande perigo): cenário de maior gravidade, com riscos significativos.
No Ceará, os avisos mais comuns são os níveis amarelo e laranja. Como os alertas são emitidos por áreas regionais, um mesmo município pode estar sob mais de um aviso simultaneamente.
Previsão do tempo até sábado (14)
Conforme a Funceme, as condições climáticas devem variar entre parcialmente nublado e nublado em todas as macrorregiões do Estado, com registros de chuva em diferentes períodos do dia.
Quinta-feira (12):Madrugada e manhã com chuva no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Maciço de Baturité, Jaguaribana, Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns, com possibilidade de trovoadas isoladas em algumas áreas.
À tarde, previsão de chuva isolada no Litoral Norte, Ibiapaba, Maciço de Baturité e norte do Sertão Central e Inhamuns.
À noite, precipitações concentradas no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns.
Sexta-feira (13):Madrugada com chuva no Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns, além de alta possibilidade no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e Maciço de Baturité.
Pela manhã, precipitações no Cariri, sul do Sertão Central e faixa litorânea.
À tarde, alta possibilidade de chuva isolada no Litoral Norte, Ibiapaba, Maciço de Baturité e norte do Sertão Central e Inhamuns.
À noite, as chuvas devem se concentrar novamente no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns.
Sábado (14):
O cenário se mantém semelhante ao da sexta-feira, com chuvas no Cariri, sul do Sertão Central e Inhamuns durante a madrugada e noite, além de alta possibilidade de precipitações na faixa litorânea e no Maciço de Baturité ao longo do dia.
A recomendação é que a população acompanhe as atualizações dos órgãos oficiais e redobre a atenção em áreas historicamente vulneráveis a alagamentos e quedas de energia.
Fonte: Diário do Nordeste
