Sobral Notícias | Notícias de Sobral, política e região norte do Ceará
Sobral Notícias | Notícias de Sobral, política e região norte do Ceará

Trump publica montagem em que se diz “presidente interino da Venezuela”

0

Trump publica montagem em que se diz “presidente interino da Venezuela”
Foto reprodução: Diári do Nordeste

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nas suas redes sociais, no domingo (11), uma imagem editada no estilo de uma página da Wikipedia na qual ele aparece descrito como “presidente interino da Venezuela” a partir de janeiro de 2026. Essa postagem ocorreu em meio a uma crise diplomática desencadeada após uma operação militar dos EUA no início do mês que resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, em Caracas.

A montagem gerou grande repercussão internacional, mas não corresponde à realidade política reconhecida oficialmente: Trump não é reconhecido por nenhum governo ou organismo internacional como líder da Venezuela, e a imagem compartilhada não está no perfil real dele na Wikipedia.

Após a captura de Maduro em 3 de janeiro, o Supremo Tribunal de Justiça venezuelano determinou que a vice-presidente Delcy Rodríguez assumisse o cargo de presidente interina do país. Essa transição constitucional foi reconhecida internamente, apesar das tensões e questionamentos sobre sua legitimidade e apoio político.

Na sequência dos eventos, Trump tem mantido um discurso firme sobre a situação na Venezuela, afirmando que os Estados Unidos estariam prontos para supervisionar o país durante uma fase de transição e dizendo que, no momento, vê a liderança interina venezuelana como um aliado. Ele também tem feito declarações duras e pressionado Rodríguez a cooperar com os objetivos de Washington, incluindo questões relacionadas ao petróleo e às sanções.

A operação militar que resultou na detenção de Maduro e de Flores foi justificada pelo governo americano como parte do combate ao narcoterrorismo, embora tenha sido amplamente questionada e criticada internacionalmente, incluindo por especialistas em direito internacional que duvidam da legalidade de uma captura de chefes de Estado estrangeiros.

Em meio a esse cenário de incertezas, as dúvidas sobre a real autoridade política dentro da Venezuela persistem, com a oposição e setores internacionais debatendo o futuro do país e a forma como uma transição de poder será conduzida.

Fonte: Diário do Nordeste

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Ok, Go it!