Lula recebe título de doutor honoris causa em Moçambique

0

 

Lula recebe titulo Dr Honoris
Titulo: Doutor Honoris




Cerimônia reconhece contribuição do presidente brasileiro para relações Brasil–África


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta segunda-feira (24), o título de doutor honoris causa em ciência política, desenvolvimento e cooperação internacional concedido pela Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique. A homenagem ocorreu durante a visita do presidente ao país africano, parte das celebrações pelos 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Moçambique.

A universidade destacou a trajetória de Lula e o impacto da cooperação brasileira na formação acadêmica moçambicana. Segundo o reitor Jorge Ferrão, mais de 30% dos quadros de alto nível científico do país entre mestres e doutores estudaram em instituições brasileiras, em programas firmados especialmente durante os governos do presidente.

Ferrão ressaltou ainda que iniciativas como o Projeto Sonho, lançado por Lula em 2012 para capacitação de professores por ensino à distância, beneficiaram mais de 200 profissionais. Ele também lembrou que a cooperação entre os dois países é mútua: somente em 2024, a universidade recebeu cerca de 600 jovens de comunidades indígenas brasileiras, e firmou parceria com a Universidade Federal do Maranhão para colaborar na formulação de conteúdos sobre história e cultura afro-brasileiras no Brasil.

Durante o discurso, o reitor enalteceu o compromisso de Lula com a justiça social e o combate à fome. Para Ferrão, o esforço do presidente para garantir dignidade alimentar aos milhões de pessoas que ainda sofrem com a pobreza “ajuda a mudar a consciência do mundo”.

Ao receber o título, Lula afirmou que investimentos em educação não devem ser vistos como gastos, mas como “o melhor investimento que um governo pode fazer”. Ele relembrou políticas promovidas no Brasil para ampliar o acesso à educação e reduzir desigualdades, destacando o papel transformador da formação acadêmica na vida dos jovens.

O presidente também ressaltou a dívida histórica do Brasil com o continente africano e defendeu que a cooperação internacional deve se basear em solidariedade, respeito e soberania. “Não há democracia verdadeira sem acesso ao conhecimento, assim como não há desenvolvimento quando a riqueza está concentrada em poucas mãos”, afirmou.

Fonte: Agência Brasil


Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Ok, Go it!