Sobral vai sediar o Centro Lemann para formar líderes para Educação

Ceará em Rede
0


Centro Lemann em visita a Paraíso fm
Foto - Lucas Marden

Na tarde desta quinta-feira (30), o Sistema de Comunicação Paraíso recebeu a visita de um grupo de representantes do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação. A organização, sem fins lucrativos, com atuação nacional e internacional, busca promover a igualdade na educação básica, garantindo o acesso de todas as crianças e jovens à educação de qualidade. A ideia é o incentivo ao desenvolvimento máximo do potencial de cada um.


Quando for instalado, o Centro pretende formar lideranças educacionais; ou seja, secretários de educação, técnicos com atuação em secretarias de educação de todo o País, além de diretores de escolas das cinco regiões do Brasil. O objetivo é que ocorra uma mudança significativa, no que se refere a inclusão e igualdade, principalmente, no âmbito da Escola Pública; onde, segundo pesquisadores da própria instituição, há um acirramento das desigualdades, ainda mais com os desafios impostos pela pandemia.

A equipe, formada por Anna Penido, diretora do Centro; Rogers Mendes, gestor do Programa de Formação de Lideranças, e Luis Fernando Simões, responsável pela parte administrativo-financeira do Centro Lemann, conheceu as instalações do Sistema e soube um pouco da história da criação da Rádio Paraíso FM, que tem como coordenador o jornalista Leew Vasconcelos. O espaço, já reservado em Sobral, que abrigará a instituição de ensino educacional, fica na Rua Menino Deus, no Centro da Cidade. O projeto de reformas do prédio já foi aprovado, com previsão de entrega do novo espaço para o mês de dezembro deste ano.

De acordo com a diretora do Centro Lemann de Liderança para Equidade, Anna Penido, “A escolha de Sobral para ser a sede desta organização tem a ver com a posição que o município ocupa, no que se refere ao tema educação, no cenário brasileiro. A visita ao Sistema Paraíso, é mais uma apresentação do importante trabalho que vem por aí; e que contamos muito com o apoio do Sistema para levar essa mensagem da equidade a todos da região, assim como o Brasil inteiro”, afirmou.

Ao inaugurar o novo espaço, o Centro já terá ações a desenvolver, como a realização de um seminário para 100 pesquisadores em educação, além de um encontro para 56 prefeitos de cidades, a serem beneficiadas com o programa de formação de lideranças; programado para iniciar no próximo ano. “A partir de 2022, com a instalação do programa de lideranças, traremos para o evento, em Sobral, cerca de 1.700 diretores de escolas, além de técnicos de secretarias e secretários educacionais, para que sejam formados em Sobral”, finalizou, Anna Penido, após conceder entrevista ao Programa Tribuna e Plenário, apresentado pelo jornalista Oliveira Domingos. Em Sobral, o grupo tem sido acompanhado por Daniela Costa, articuladora da implantação do Centro Lemann no município, que também participou da entrevista. “Teremos uma oportunidade de unir municípios, secretarias e gestores públicos de educação num só propósito. Esse será o primeiro Centro Lemann, fora de grandes,

Fonte: Redação/Sistema Paraíso
Tags

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*