Estudantes realizam intercâmbio em Sobral

Unknown
0

Image-0-Artigo-1763159-1Sobral Um grupo de 43 estudantes de Ensino Médio, com origem em diversos municípios do Ceará, esteve durante esta semana em Sobral para intercâmbio de conhecimentos sobre práticas em caprino cultura, ovinocultura e convivência com o Semiárido. São os participantes de duas turmas do Núcleo de Treinamento e Capacitação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Caprinos e Ovinos, que vieram à região Norte do Estado para aulas teóricas e práticas, destinadas às suas formações profissionalizantes de técnicos em agropecuária, além de encontros com agricultores de comunidades locais.
Uma das turmas é composta por alunos de escolas estaduais profissionalizantes, sediadas em diversos municípios cearenses, enquanto a outra é formada por estudantes da Escola Família Agrícola (EFA) Dom Fragoso, de Independência (CE).
Nesse período de estágio no Núcleo, eles convivem com a rotina dos campos experimentais da Embrapa, assistem a palestras e participam de encontros, como o que aconteceu na última quarta-feira, em que trocaram experiências com jovens agricultores da comunidade do Boqueirão, em Sobral, e até promoveram um momento cultural, com música e roda de capoeira. Para os estudantes, o período de estágio está trazendo experiências positivas que podem ser replicadas nas comunidades rurais.
"Estamos vendo alternativas para convivência com o Semiárido, como o manejo da pastagem nativa para alimentação dos animais, que são fascinantes e podemos levar para nossa realidade. Vivemos em uma região afetada pelo clima e os agricultores têm que conhecer essas experiências para aprender a conviver com a seca", destaca Soraya Cindsy, aluna da Escola Dom Fragoso.
Na avaliação dos empregados da Embrapa, a atuação do Núcleo de Treinamento e Capacitação (Nutec) traz perspectivas para melhor disseminação de conhecimentos. "Eles têm convivido com nossos técnicos agrícolas e operários rurais e aprendido sobre manejo sanitário e de ordenha. Observam desde as técnicas mais simples até questões como acompanhamento reprodutivo, em uma lógica de 'aprender fazendo' e podem, em breve, se tornarem multiplicadores de conhecimentos em suas comunidades", destaca o médico veterinário Alexandre Monteiro, analista da Embrapa Caprinos e Ovinos.
Estrutura
O Nutec iniciou suas atividades em 2014 e conta com uma sede nas dependências da Embrapa, em Sobral, com salas de aula, auditório, alojamentos e refeitório para abrigar as turmas de estudantes em período de estágio, bem como outros públicos que participam de capacitações promovidas pela empresa.
As turmas das escolas profissionalizantes participam dos treinamentos por meio de convênio com a Secretaria de Educação Básica (Seduc). Também colaboram os ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário.
Mais informações
Embrapa Caprinos e Ovinos
Fazenda Três Lagoas, Estrada Sobral/Groairas, Km 4
Sobral - CE
Fone: (88) 3112-7400
Fonte: Sobral Sem Fronteiras
Tags

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Accept !