Prosseguem obras de substituição do asfalto por blocos de concretos nas ruas do centro de Sobral

Unknown
0
A nova etapa do Projeto Sobral Novo Centro substituirá asfalto por blocos de concreto nas ruas do Centro Histórico, tombado como Patrimônio Nacional, no ano de 2000.

A nova etapa das obras do Projeto Sobral Novo Centro, que consiste na colocação de blocos de concreto nas principais ruas do centro da cidade, em substituição a atual cobertura asfáltica, prosseguem nas ruas do entorno da Praça de Cuba. Os trabalhos de construção do meio fio e de preparação do solo em parte das ruas já permite a colocação dos blocos de concreto intertravados.

A nova pavimentação trará benefícios, como a diminuição do calor irradiado pelo asfalto quente e, principalmente, a melhora estética no centro. “A retirada do asfalta trará de volta o aspecto original das ruas, valorizando o espaço histórico do centro de Sobral”, explica a Secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente do Município, Gizella Gomes. A secretária explica também, que a complexidade da obra traz transtornos temporários, por mexer na rotina de comerciantes e das pessoas que passam pela área central da cidade diariamente.

O conjunto das obras do Projeto Sobral Novo Centro inclui a retificação das caçadas, com acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais, e a padronização da sinalização e iluminação, retirando os atuais postes e tornando subterrânea toda a fiação elétrica, de telefonia e Internet, em 27 hectares de área tombada. “São várias intervenções sendo feitas simultaneamente e as ações envolvem a Coelce, Oi e empresas que utilizam fiação nos postes, que também serão retirados. O resultado final será um Centro mais bonito, agradável e seguro para todos os que lá trabalham e circulam”, afirma Gizella.

Por não atenderem às especificações técnicas de resistência e estética, os blocos de concreto utilizados pela construtora foram reprovados pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado (DAE), que fiscaliza a obra. Após testes feitos em Fortaleza, o novo material foi aprovado para ser utilizado na pavimentação. “O fato ocasionou um atraso no cronograma dos trabalhos, mas não a paralisação da obra, que segue normalmente e deve ser concluído em doze meses”, explica Gizella Gomes.

O Projeto Sobral Novo Centro é mais uma importante obra da Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado e Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). “Sobral é a única cidade do Nordeste a receber uma obra desta complexidade e de grande alcance econômico e social. O investimento é um marco na revitalização de nosso Centro Histórico”, afirma o Prefeito Veveu.

Fonte e foto: Blog de Sobral
Tags

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Accept !