Casa do Capitão-Mor realiza Oficinas de Fartes

Ceará em Rede
0

A Prefeitura de Sobral promoverá, nesta quarta-feira, 8 de outubro, Oficina de Fartes, tradicional doce sobralense. Com carga horária de 8 horas aulas, a oficina gratuita, será ministrada pela doceira Dona Tomázia Maria Cunha, na Casa do Capitão-Mor.

Na terça-feira, 7 de outubro, também teve oficina de fartes para a primeira turma. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Casa do Capitão-Mor, ao lado da Igreja da Sé e é destinado a pessoas com experiência em culinária.

As oficinas fazem parte das ações do Projeto Doces Lembranças, coordenado pela Secretaria da Cultura e do Turismo de Sobral e Casa do Capitão-Mor, e integram o Prêmio Pontos de Memória do Ministério da Cultura e Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O objetivo do Projeto Doces Lembranças é preservar a memória sobralense, através de seus doces tradicionais, considerados patrimônio cultural local.

Os Fartes

Considerado o primeiro doce do Brasil, o Fartes foi trazido pela frota de Cabral e oferecido aos índios brasileiros, como registra a carta de Pero Vaz de Caminha enviada a D. Manuel I sobre a descoberta do Brasil: “Deram-lhe de comer: pão e peixe cozido, confeitos, fartéis, mel e figos passados. Não quiseram comer quase nada; e, se alguma coisa provaram, logo a lançavam fora”. Atualmente, o Fartes, espécie de pastel recheado com gengibre e castanha, é produzido em Sobral. Saiba mais: (88) 3611-1236.

Fonte e foto: Blog de Sobral
Tags

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Accept !