Prefeito de Sobral, Veveu Arruda |
Inicialmente foi apresentado um breve relato da fantástica história da empresa e seus dois principais "segredos" de sucesso: integração (produtos, serviços e soluções) e criação de um ecossistema de inovação, como por exemplo a Apple Store.
Para garantir esses objetivos, a Apple procura investir bastante em pesquisa e desenvolvimento (P&D), concentrando quase todos os esforços na própria sede, em Cupertino, na Califórnia. As ações de P&D realizadas no Brasil são voltadas para os interesses e realidade nacionais, não necessariamente da empresa. Nesse contexto, a P&D no Brasil é direcionada para Capacitação Tecnológica em tecnologias da Apple, ou seja, Educação.
Usam o conceito de "Personal Learning Environment" (Ambiente Pessoal de Aprendizagem), para que cada pessoa aprenda e se desenvolva de acordo com suas próprias competências, características e limites. O projeto está enquadrado nas premissas do programa federal chamado "Brasil Maior", que consiste na implantação de 12 laboratórios (com arquitetura inovadora, excelentes equipamentos) em universidades ou institutos no Brasil. No Ceará, será na UFC.
O curso de 1 ano é baseado no currículo desenvolvido pela Universidade de Stanford para o sistema operacional iOS 6. O modelo de replicação de conhecimento ("sharing") prevê que professores sejam treinados. Estes, por sua vez, darão aulas aos alunos. Estes, ao final do treinamento, estarão aptos a desenvolver e vender seus próprios aplicativos, fomentando seu empreendedorismo e o ambiente de inovação regional.
Blog Sobral