MINORIA DE VÂNDALOS CONFRONTA POLÍCIA APÓS PROTESTO PACÍFICO EM FORTALEZA

Unknown
0
Uma minoria de baderneiros entraram em confronto com a Polícia Militar após protesto pacífico pelas ruas do Centro de Fortaleza. Cerca de 10 mil pessoas caminharam até o Paço Municipal, sede da prefeitura de Fortaleza, onde iriam reivindicar que o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, se comprometesse a investir 10% do PIB municipal na educação. Esta sexta-feira (21) o quarto dia de protestos nesta semana em Fortaleza.
Nos arredores da prefeitura foram colocadas barreiras para impedir o acesso ao prédio. Os organizadores da manifestação afirmaram por diversas vezes que o protesto seria pacífico, sem intenção de vandalismo. Por cerca de uma hora, o encontro entre manifestantes e policiais foi de diálogo.
O conflito começou quando um pequeno grupo infiltrado na manifestação arremessou pedras contra os policiais, que revidaram com balas de borracha, gás e bombas de efeitos moral. A minoria dos vândalos faziam focos de fogo com papelão e lixo nas ruas no entorno do Paço Municipal. Também arrancaram placas de trânsito.
A polícia avançou contra os vândalos e houve conflito por cerca de uma hora. O grupo foi disperso quando a cavalaria avançou e a minoria fugiu pelas ruas do Centro de Fortaleza. O serviço de segurança foi feito pela Guarda Municipal, Cavalaria da Polícia Militar, Raio e GOE.
Antes do conflito, os manifestantes caminharam pacificamente pelas avenidas Monsenhor Tabosa, Beira Mar, Osvaldo Cruz, Avenida da Abolição, Historiador Raimundo Girão e Dom Manuel. A multidão protesta contra a PEC 37, que, se aprovada, retira do Ministério Público o poder de investigação.

As pessoas presentes no ato também gritavam palavras de ordem contra corrupção e gastos com a Copa do Mundo, considerados excessivos pelos manifestantes. Durante o protesto, os participantes passaram em frente ao hotel onde está hospedada a seleção espanhola. Numa só voz, eles disseram que o protesto não era contra a seleção, mas contra a Copa do Mundo. As seleções da Espanha e Nigéria estão em Fortaleza para jogo pela Copa das Confederações, no Castelão, no domingo (23).


G1
Blog Combate Policial
Tags

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*