Antes mesmo de entrar em campo pelas finais do Campeonato Cearense, o Guarany de Sobral já conquistou a melhor colocação de sua história no Campeonato Cearense. O Bugre tem, ao menos, o vice garantido, desbancando o 3° lugar de 1970, 1976, 1984, 1994, 2000 e 2010.
Em 74 anos de vida, o Cacique do Vale fará uma final inédita com o Ceará. Antes disso, chegou a vencer um dos três turnos de 44 anos atrás, como o primeiro time do interior a conquistar o feito. A competição ainda era disputada em sistema de pontos corridos e o time de Teco-teco, à época, ficou com o 'bronze' na classificação geral. O Ferroviário levou o título e o Ceará, o vice.
A campanha dos sobralenses no primeiro turno incluiu resultados históricos, como um 6 a 2 sobre o América e jogos disputados com o Vovô e o Leão. Contra o Fortaleza, empatou em 2 a 2. Já no jogo com o Ceará, venceu por 1 a 0.
Foto oficial do Guarany, em 1970, quando sagrou-se campeão do 1º turno do Cearense (Foto: Divulgação / Guarany de Sobral)
Neste 2013, a equipe que chegou a brigar contra o rebaixamento na primeira fase do Estadual está diante do Ceará para disputar o título inédito. A taça se juntaria às conquistas da Série D do Campeonato Brasileiro e aos quatro títulos da 2ª divisão local.
O jogo de ida acontecerá no Estádio do Junco, nesta quarta-feira (15), às 22 horas. A volta será realizada no domingo (19), às 16 horas, na Arena Castelão. Se o Guarany de Sobral conseguir passar pelo Ceará, que busca o tricampeonato, será o primeiro time do interior a ser campeão cearense dentro de campo.
Em 1992, o Icasa dividiu o título da competição com Ceará, Fortaleza e Tiradentes, após decisão polêmica do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, diante de vários desentendimentos entre os clubes.
Via Sobral em Alerta