Os novos PMs irão recompor os efetivos dos destacamentos, companhias e batalhões dos Municípios interioranos.
Em cada um deles haverá, pelo menos, dez PMs para manter a segurança, além de reforços que podem ser deslocados a qualquer momento em caso de necessidade.
Além do aumento do efetivo, o secretário da Segurança, coronel Francisco José Bezerra, anunciou a aquisição de 39 novas viaturas que já estarão em operação no Interior nos próximos dias. No momento, os veículos estão sendo equipados com rádio, câmeras, GPS e outros itens necessários para o patrulhamento.
Variáveis
Conforme a Assessoria de Comunicação da SSPDS, o redimensionamento dos efetivos policiais no Interior do Estado levará em conta, pelo menos, três variáveis, população de cada Município, a localização geográfica e os índices que cada um deles apresenta. As cidades com maiores índices de violência nos últimos anos receberão mais efetivo, assim como aquelas situadas em pontos geográficos considerados estratégicos para a Segurança Pública, como as regiões de limite do Ceará com outros Estados nordestinos.
Tropa nova
Segundo ainda a SSPDS, além das 39 novas viaturas que serão colocadas no policiamento nos próximos dias, outras 43 deverão ser adquiridas até julho vindouro. O processo de licitação será aberto em breve por determinação de Bezerra.
Segundo a Assessoria da instituição, no momento não é possível quantificar o novo efetivo. O concurso foi realizado para o preenchimento de mil vagas nas fileiras da PM, mas este número pode cair em decorrência de possíveis reprovações de candidatos na fase de perícia médica.
Fonte: DN
