![]() |
| Foto reprodução: |
Cerca de 15 mil descargas atmosféricas foram registradas entre a quarta-feira (4) e a quinta-feira (5) em todo o Ceará, segundo dados da Enel Distribuição Ceará. As chuvas acompanhadas de trovões atingiram com mais intensidade as macrorregiões do Cariri, Sertão Central e Centro-Sul, com destaque para os municípios de Santa Quitéria, Araripe, Solonópole, Canindé e Parambu. Em Fortaleza, foram contabilizadas 35 ocorrências no mesmo período.
De acordo com a distribuidora, o monitoramento é realizado pelo Sistema de Monitoramento e Alerta, que acompanha em tempo real registros de chuvas, ventos fortes, queimadas e raios. Somente em 2026, o Estado já soma mais de 36 mil descargas atmosféricas. Santa Quitéria lidera o ranking recente, com 1.580 registros, seguida por Araripe, Solonópole, Canindé e Parambu.
A Enel alerta que os raios podem atingir postes e redes elétricas, impactando o fornecimento de energia. O Ceará segue sob avisos meteorológicos do Inmet para chuvas intensas, ventos fortes e risco potencial de transtornos até o fim da semana.

