Sobral Notícias | Notícias de Sobral, política e região norte do Ceará
Sobral Notícias | Notícias de Sobral, política e região norte do Ceará

‘AI Slop’: conteúdo tosco de IA invade as redes

0

‘AI Slop’: conteúdo tosco de IA invade as redes
Foto reprodução: G1

O estudante francês Théodore, de 20 anos, lembra com clareza do conteúdo gerado por inteligência artificial que o fez perder a paciência. A imagem, que viralizou no Facebook com quase 1 milhão de curtidas, mostrava duas crianças sul-asiáticas em situação de extrema pobreza, com características físicas incoerentes como barbas em rostos infantis e membros ausentes sentadas no meio de uma rua alagada, ao lado de um bolo de aniversário. Um dos meninos segurava um cartaz pedindo curtidas.

Apesar dos sinais evidentes de manipulação por IA, a publicação teve alto engajamento, sem qualquer questionamento. “Aquilo me deixou perplexo. As imagens absurdas feitas por IA estavam por toda parte e recebiam muito engajamento, sem escrutínio algum”, afirmou Théodore.

Indignado, ele criou no X (antigo Twitter) a conta Insane AI Slop, dedicada a expor e ironizar conteúdos falsos e de baixa qualidade gerados por inteligência artificial que enganam usuários nas redes sociais. Rapidamente, passou a receber centenas de mensagens com exemplos semelhantes. Temas como religião, militares e crianças pobres em situações comoventes se repetiam com frequência. Hoje, a conta ultrapassa 133 mil seguidores.

O fenômeno conhecido como AI slop vídeos e imagens falsos, produzidos rapidamente e com pouca qualidade parece cada vez mais difícil de conter. Plataformas digitais têm ampliado o uso de ferramentas de IA e incentivado sua adoção por criadores, enquanto medidas de contenção ainda são tímidas.

Durante uma teleconferência de resultados, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, afirmou que as redes sociais entraram em uma “terceira fase”, marcada pela centralidade da inteligência artificial. Segundo ele, a IA facilita a criação e o remix de conteúdos, ampliando ainda mais o volume de material disponível. A Meta, que controla Facebook, Instagram e Threads, passou a oferecer geradores de imagem e vídeo diretamente em suas plataformas.

O YouTube segue caminho semelhante. De acordo com o CEO Neal Mohan, mais de 1 milhão de canais usaram ferramentas de IA apenas em dezembro. Embora reconheça preocupações com conteúdos de baixa qualidade, Mohan afirma que a empresa busca equilibrar inovação e moderação. Ainda assim, dados da Kapwing indicam que cerca de 20% do conteúdo exibido a contas novas no YouTube já é composto por vídeos de IA considerados de baixa qualidade.

A economia dos criadores impulsiona o problema. Canais especializados em AI slop acumulam bilhões de visualizações e rendimentos milionários. O indiano Bandar Apna Dost, por exemplo, soma mais de 2 bilhões de visualizações, com ganhos estimados em 4 milhões de dólares por ano.

Ao mesmo tempo, cresce a reação dos usuários. Comentários críticos a conteúdos gerados por IA frequentemente recebem mais curtidas do que as próprias postagens. Ainda assim, todo engajamento alimenta os algoritmos, mantendo esse tipo de material em circulação.

Especialistas alertam para os impactos desse consumo contínuo. Pesquisadores apontam que o excesso de conteúdo artificial e sem significado pode agravar o chamado brain rot a deterioração da atenção e das capacidades cognitivas associada ao uso intenso das redes sociais.

Além disso, o uso malicioso da IA levanta preocupações mais graves, como desinformação política e manipulação da opinião pública. Com equipes de moderação reduzidas, plataformas passaram a depender cada vez mais da ação dos próprios usuários para rotular conteúdos enganosos.

Para Théodore, a batalha está praticamente perdida. Ele afirma não ser contra a inteligência artificial, mas contra o que chama de “poluição digital”.

“Sou contra o AI slop feito apenas para entretenimento rápido e geração de visualizações”, resume. Segundo ele, esse tipo de conteúdo já faz parte do novo normal da vida online e dificilmente desaparecerá.

Fonte: G1
Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Ok, Go it!