![]() |
| Foto reprodução: G1 |
O TikTok anunciou que começará a adotar, nas próximas semanas, uma nova tecnologia de detecção de idade em toda a Europa. A medida ocorre em meio à pressão regulatória para que a plataforma identifique com mais precisão e remova contas de crianças menores de 13 anos.
O sistema, que sucede um projeto-piloto de um ano, analisa dados de perfil, vídeos publicados e padrões de comportamento para estimar se uma conta pertence a um menor de idade. As contas sinalizadas não serão excluídas automaticamente, mas passarão por análise de moderadores especializados.
A iniciativa ocorre enquanto autoridades europeias intensificam o escrutínio sobre os métodos de verificação de idade adotados por redes sociais, diante de preocupações com a eficácia e a proteção de dados. Países como Austrália, Dinamarca e membros do Parlamento Europeu discutem ou já adotaram limites mais rígidos para o uso de plataformas digitais por crianças e adolescentes.
No Reino Unido, o projeto-piloto resultou na remoção de milhares de contas de usuários com menos de 13 anos. Para recursos contra banimentos, o TikTok utilizará ferramentas como estimativa de idade facial da empresa Yoti, além de checagens com cartão de crédito e documentos oficiais método também usado pela Meta no Facebook.
Segundo a empresa, a tecnologia foi desenvolvida especificamente para atender às exigências regulatórias da Europa, em cooperação com a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda. Usuários europeus serão informados gradualmente sobre a implementação do novo sistema.
Fonte: G1

