Sobral Notícias | Notícias de Sobral, política e região norte do Ceará
Sobral Notícias | Notícias de Sobral, política e região norte do Ceará

Quem são os chefes do CV mais procurados do Ceará

0

Quem são os chefes do CV mais procurados do Ceará

Foto reprodução: Diário do Nordeste

 

Uma investigação do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Ceará (PCCE) aponta que as principais lideranças do Comando Vermelho (CV) permanecem protegidas em comunidades do Rio de Janeiro, de onde coordenam ações criminosas no Ceará. Parte desses chefes integra a lista dos mais procurados do Estado em 2025 e é apontada como responsável direta pela expansão da facção em território cearense.


Entre os nomes de maior destaque estão “Nem da Gerusa”, “ZM”, “Skidum” e “Lelê”, considerados os principais líderes do CV em Fortaleza e na Região Metropolitana. Já no interior do Estado, “Doze”, “JJ” e “Camuflado” são identificados pelas autoridades como chefes da organização criminosa.

Mesmo à distância, essas lideranças mantêm contato constante com integrantes da facção por meio de aplicativos de mensagens, utilizados para ordenar homicídios, expulsões de moradores, disputas territoriais e estratégias de expansão do tráfico de drogas. Segundo relatório da PCCE, o Comando Vermelho tem levado vantagem nos conflitos em curso no Ceará em razão do alto nível de organização, do fluxo de armas de grosso calibre e da entrada de grandes quantidades de drogas por diferentes rotas.

As investigações também indicam que a facção já atua em diversos setores, como política, serviços de internet, aplicativos de transporte, mercado de combustíveis, golpes virtuais, jogos regulamentados e clandestinos, além da comercialização de bebidas e cigarros falsificados e de serviços em portos e aeroportos.
‘Nem da Gerusa’

Jangledson de Oliveira, o “Nem da Gerusa”, foi durante cinco anos o principal nome da lista de mais procurados da Secretaria da Segurança Pública do Ceará. Apontado como líder do núcleo financeiro e logístico do CV no Estado, ele fugiu de um presídio na Bolívia em dezembro do ano passado, apenas 34 dias após ser preso. Antes disso, esteve escondido em comunidades do Rio de Janeiro, de onde ordenava crimes em municípios cearenses como Aquiraz, Eusébio, Maracanaú e Itarema. O criminoso também já havia escapado de um presídio no Rio Grande do Norte, em 2015, e atualmente está com paradeiro desconhecido.
‘ZM’

José Mário Pires Magalhães, o “ZM”, é apontado como o principal líder do CV no Ceará. Considerado de alta periculosidade, ele estaria escondido em uma comunidade da zona sul do Rio de Janeiro. Segundo o Ministério Público do Ceará, um túnel usado por traficantes para fuga partia de um imóvel ligado a ele. Condenado em 2025 a nove anos e seis meses de prisão, ZM é acusado de envolvimento em homicídios no interior do Estado e segue foragido.
‘Skidum’ e ‘Lelê’

No bairro Pirambu, em Fortaleza, Carlos Mateus da Silva Alencar, o “Skidum”, é identificado como o principal líder do CV. Ex-pescador, ele se tornou uma das figuras mais temidas da facção e teria contado com proteção de grandes lideranças do CV no Rio de Janeiro. Um grupo conhecido como “Tropa do Fiel” seria responsável por execuções atribuídas a ele. Skidum também é apontado como mandante do assassinato do proprietário do site “Pirambu News”.

Já Leilson Sousa da Silva, o “Lelê”, considerado o número dois da facção no Pirambu, responde por tráfico de drogas e roubo. Ele chegou a ser dado como morto durante uma megaoperação no Rio de Janeiro, mas voltou recentemente à lista de mais procurados da SSPDS.
‘Doze’

Anastácio Paiva Pereira, conhecido como “Doze”, é apontado como líder do CV no Sertão Central do Ceará. Investigações indicam que ele teria interferido nas eleições municipais de Santa Quitéria em 2024, por meio de intimidações e ameaças. A apuração também revelou o envio de R$ 1,5 milhão em espécie para pagamento de serviços ligados à facção. Doze seria ainda proprietário de uma mansão de luxo na Rocinha, no Rio de Janeiro, descoberta em operação conjunta das polícias do Ceará e do Rio. Ele permanece foragido.
‘JJ’ e ‘Camuflado’

Em Sobral, Jairo Morais Vasconcelos, o “JJ”, e Manoel Messias Domingos Neto, o “Camuflado”, são apontados como principais líderes do CV. JJ foi preso em 2022 em um apartamento de luxo em Fortaleza e era acusado de mandar executar diversos homicídios na Região Norte. Camuflado responde por organização criminosa, porte ilegal de arma e tráfico de drogas. Ambos também foram citados pelo Tribunal Superior Eleitoral em investigações sobre ataques a campanhas eleitorais no município.

Além dessas lideranças, integrantes de outras facções também constam na lista dos mais procurados do Ceará, que reúne nomes ligados ao Comando Vermelho, TCP, GDE e TDN/Massa, reforçando o cenário de disputa e complexidade do crime organizado no Estado.

Fonte: Diário do Nordeste
Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Ok, Go it!