Sobral Notícias | Notícias de Sobral, política e região norte do Ceará
Sobral Notícias | Notícias de Sobral, política e região norte do Ceará

María Corina Machado se reúne com Trump na Casa Branca

0

María Corina Machado se reúne com Trump na Casa Branca
Foto reprodução: G1

A líder oposicionista venezuelana María Corina Machado chegou nesta quinta-feira (15) à Casa Branca, em Washington, onde terá uma reunião reservada com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Corina Machado cumpre agenda em meio a tensões políticas envolvendo o futuro da Venezuela.

O encontro ocorre após a decisão de Trump de não apoiar María Corina para assumir o governo venezuelano em um cenário de queda de Nicolás Maduro. Em vez disso, a Casa Branca optou por respaldar a então vice-presidente Delcy Rodríguez, que assumiu interinamente a presidência do país. À época, Trump afirmou manter uma relação positiva com Caracas e elogiou Rodríguez, dizendo que ela era “uma pessoa incrível” e alguém com quem os Estados Unidos vinham trabalhando bem.

Trump também demonstrou insatisfação com a concessão do Prêmio Nobel da Paz à opositora venezuelana, anunciada no ano passado, especialmente após ele próprio ter feito campanha por meses para receber a honraria. Antes da confirmação da reunião, María Corina declarou que pretendia entregar o troféu a Trump, em reconhecimento ao que chamou de empenho do presidente americano para restaurar a democracia na Venezuela.

Questionado sobre a declaração, Trump respondeu que teria ouvido falar da intenção e afirmou que “seria uma grande honra”. O presidente voltou ainda a criticar o comitê do Nobel e a Noruega, país-sede da premiação, apesar de o governo norueguês reiterar que não interfere nas decisões.

“Essa é a posição do comitê que concede o Prêmio Nobel da Paz. É muito vergonhoso para a Noruega. Dizem que não tiveram influência, mas acho que tiveram. Quando oito guerras foram encerradas, eu deveria receber um prêmio para cada uma”, reclamou Trump.

Procurado pela agência AFP para comentar as declarações de Trump e de María Corina Machado, o Instituto Nobel afirmou que não há possibilidade de repasse da honraria. Segundo o porta-voz Erik Aasheim, “um Prêmio Nobel não pode ser revogado nem transferido para outra pessoa; uma vez anunciado o vencedor, a decisão é permanente”.

Fonte: G1

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Ok, Go it!