![]() |
Foto reprodução: |
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta segunda-feira (8) uma série de medidas para retirar do mercado produtos cosméticos, saneantes e medicamentos comercializados de forma irregular no país. Entre eles, está o Tônico Capilar Minoxi Turbo Glammour Professional, fabricado pela empresa Gammour Professional Ltda – Me, que teve a venda, distribuição, divulgação e produção suspensas.
Segundo o órgão regulador, o produto foi registrado como cosmético, mas traz no rótulo indicações equivalentes às de medicamentos à base de minoxidil, como estímulo ao crescimento de barba, cabelos e bigode. O uso do princípio ativo é permitido apenas em produtos farmacêuticos prescritos por profissionais de saúde.
Outro item alvo da ação é o Macho Alfa Minoxidil Turbo 15%, fabricado por Douglas Rafael Oliveira da Silva. O produto não possui registro sanitário e, por isso, está proibido de ser fabricado, distribuído e comercializado em todo o território nacional.
A Anvisa também determinou a apreensão de todos os cosméticos da marca Sabô Ageless e da maquiagem capilar da marca Bangna. De acordo com a agência, as empresas responsáveis não são conhecidas e comercializam itens sem qualquer regularização como cosméticos.
Na área de saneantes, foram suspensos o Acta BTI um suposto “larvicida biológico” de origem não identificada e todos os produtos da Gasparelo Produtos de Limpeza e Higiene Ltda. Assim como os demais itens, eles não têm registro como saneantes e estão proibidos de ser vendidos ou utilizados.
Na última sexta-feira (5), a Anvisa já havia determinado a retirada de 30 medicamentos, em sua maioria anabolizantes, por apresentarem irregularidades como ausência de registro, notificação ou cadastro. Com a decisão, fica vetado qualquer tipo de comercialização, divulgação, importação ou uso desses produtos.
Entre os medicamentos proibidos estão diferentes formulações de testosterona, trembolona, nandrolona, oxandrolona, estanozolol, entre outros. Todos os lotes foram incluídos na medida.

