Comportas do açude Araras serão fechadas e Sobral ficará sem água

Unknown
0
ararasfecha

As cidades que estão às margens do rio Acaraú, ficarão sem receber água do reservatório.
O reservatório conta atualmente, com menos de 9% da capacidade. Parte dessa água será levada para as cidades de Crateús e Nova Russas através de uma adutora emergencial. Para que essa medida seja possível, as comportas do reservatório serão fechadas e isso será feito aos poucos até o dia 31 de março no máximo, data em que o reservatório deixará de liberar água para as cidades que ficam às margens do rio Acaraú.
A medida visa garantir o abastecimento de Varjota, Reriutaba, Ipu, Pires Ferreira, Ipueiras e Hidrolândia, localizadas no alto Acaraú, até abril de 2016. No entanto, afetará diretamente os municípios de Morrinhos, Santana do Acaraú, Forquilha, Groaíras, Cariré e Sobral.
“Assim será possível garantir o abastecimento dessas cidades até essa data (abril/2016). Vale ressaltar que, se continuarmos com as comportas abertas, o açude chegará ao volume morto antes do meio do ano”, alertou Gianni Lima, assessor da diretoria da COGERH.
Em Sobral, que é a maior cidade do norte cearense, cerca de 20% da população,ou seja, 45 mil pessoas serão afetadas pela falta de água por conta do fechamento das comportas do Açude Paulo Sarasate (Araras).
O Governo do Estado e prefeituras terão menos de dois meses para solucionar o problema.
Fonte: SPN
Tags

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Accept !