Ceará lidera casamentos homoafetivos no Norte e Nordeste

Ceará em Rede
0
celideragaysO casamento homoafetivo passou a constar pela primeira vez das Estatísticas do Registro Civil em 2013
O Ceará foi o estado do Norte-Nordeste com maior número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo ao longo de 2013. Segundo dados das Estatísticas de Registro Civil, divulgadas nesta terça-feira (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram realizadas 184 uniões formais deste tipo no Estado, que ocupou a 5ª posição no País.
O casamento homoafetivo passou a constar pela primeira vez das Estatísticas do Registro Civil em 2013. No Brasil, 3.701 uniões, sendo 52,0% entre mulheres e 48,0% entre homens. O ranking foi liderado por São Paulo, com 1.945 casamentos, sendo 50,5% entre homens 54,4% entre mulheres.
Na sequência, os estados que mais casram foram o Rio de Janeiro (211), Minas Gerais (209) e Santa Catarina (207). O levantamento das informações sobre uniões homoafetivas em todo o território nacionalfoi possibilitado pela aprovação da Resolução nº 175 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
De acordo com o IBGE, a idade mediana observada para os cônjuges de mesmo sexo foi de 37 anos para os homens e 35 anos para as mulheres, mais alta do que nos casais de cônjuges de sexo diferente (30 e 27 anos, respectivamente).
O casamento entre pessoas do mesmo sexo foi reconhecido como entidade familiar pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2011, considerado como uma analogia à união estável. Com a resolução do CNJ dois anos depois, cartórios de títulos e documentos no País passaram a habilitar ou celebrar o casamento civil ou mesmo converter em casamento uniões estáveis entre pessoas de mesmo sexo.
Fonte: Diário do Nordeste | Foto: Natinho Rodrigues
Tags

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Accept !