O empate, no entanto, não foi bom para o Botafogo, que, desta forma, se distanciou da briga por uma vaga na Libertadores. A equipe chegou aos 40 pontos, quatro atrás do Vasco, quarto colocado. Já o Corinthians, que não tem grandes pretensões na competição, subiu para a oitava posição, com 36 pontos.
Na próxima rodada, a equipe do técnico Oswaldo de Oliveira vai a Salvador, onde enfrenta o Bahia, no domingo que vem, no estádio de Pituaçu. No mesmo dia, o Corinthians recebe o Sport, no Pacaembu.
O JOGO - A primeira chance foi do Corinthians, com Martínez, mas logo o Botafogo tomou conta da partida e abriu o placar aos cinco minutos. Gabriel tabelou com Andrezinho pela esquerda e cruzou para a área. Seedorf, que entrava pela direita, desviou, a bola ainda tocou em Alessandro e entrou.
Não deu nem tempo de comemorar e o Corinthians empatou dois minutos depois. Douglas bateu falta pela direita, Martínez tocou para o meio e Paulinho chutou. Jefferson fez grande defesa, mas a bola sobrou para o peruano Guerrero, que cabeceou e marcou seu primeiro gol com a camisa do clube.
O gol animou o time paulista, que seguiu pressionando e virou o placar aos 12 minutos. Douglas deu linda enfiada para Romarinho, que exigiu grande defesa de Jefferson. No rebote, Martínez foi empurrado por Lucas, em posição irregular, e o árbitro marcou pênalti. O próprio Douglas cobrou bem, no canto esquerdo, e marcou.
Quando a partida estava controlada pelo time paulista, apareceu a qualidade de Seedorf. Aos 29 minutos, o meia arrancou pelo lado esquerdo, cortou para o meio e bateu. A bola ainda desviou no zagueiro Wallace, ganhou nova direção e matou o goleiro Cássio.
O gol animou o Botafogo, que foi para cima e passou a pressionar o Corinthians. Oswaldo de Oliveira colocou o time para frente, com a entrada do atacante Rafael Marques no lugar do volante Jadson. Na última grande oportunidade da partida, Dória recebeu cruzamento sozinho na área, mas cabeceou por cima.
FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 2 X 2 CORINTHIANS
BOTAFOGO - Jefferson; Lucas, Dória, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Lodeiro); Gabriel, Jadson (Rafael Marques), Andrezinho, Seedorf e Fellype Gabriel; Elkeson. Técnico - Oswaldo de Oliveira.
CORINTHIANS - Cássio; Edenilson, Wallace, Paulo André e Alessandro; Ralf, Paulinho e Douglas (Guilherme); Romarinho, Martínez (Jorge Henrique) e Guerrero (Guilherme Andrade). Técnico - Tite.
GOLS - Seedorf, aos 5, Guerrero, aos 7, e Douglas, aos 12 minutos do primeiro tempo. Seedorf, aos 29 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Sandro Meira Ricci (Fifa/PE).
CARTÕES AMARELOS - Lucas, Márcio Azevedo (Botafogo); Douglas, Jorge Henrique (Corinthians).
PÚBLICO - 13.755 pagantes (16.990 total)
RENDA - R$ 280.130,00.
LOCAL - Estádio Engenhão, no Rio (RJ).
(Gabriel Melloni | Agência Estado)