Futebol cearense no meio do fogo cruzado

Unknown
0

O processo já está correndo. Desde ontem o procurador-geral da Assembleia Legislativa do Ceará, Reno Ximenes, analisa o pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de corrupção na Federação Cearense de Futebol (FCF).
A expectativa é de que até o fim da semana o caso tenha algum encaminhamento. “Não tenho como me pronunciar agora. Estou estudando o processo. Acredito que até esta sexta-feira eu já terei alguma convicção”, revelou Ximenes, em entrevista ao O POVO.
Após apreciação da Procuradoria, o parecer será enviado para a Presidência da Assembleia, que dá a palavra final. Se aprovada, a CPI já pode ser instalada imediatamente, já que não há nenhuma outra em curso (somente duas podem ocorrer ao mesmo tempo).
As denúncias partiram do deputado estadual Idemar Citó, que também é vice-presidente da FCF, sustentando acusações de desvio de verbas, venda de cortesias de jogos e manipulação de resultados na gestão  do atual presidente Mauro Carmélio. O pedido de CPI foi encaminhado à Presidência da Assembleia na última sexta-feira, com a aprovação de 29 dos 46 deputados (veja a lista, que o O POVO teve acesso, no quadro ao lado), e não 30 como Citó havia informado anteriormente.
Idemar Citó alega que as irregularidades na Federação são “gravíssimas” e a abertura de uma CPI será importante para ir fundo nos problemas que ele garante existir na entidade. “Um dos pontos que me indigna é o fato  de a Federação já ter sido condenada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e obrigada a pagar multa por evasão de receita no jogo entre Flamengo e Fortaleza (no Castelão, na Copa do Brasil do ano passado). Os desvios de recursos também devem ser apurados”, pressiona Citó.
Estamos de olho!
O POVO vem acompanhando as denúncias contra a Federação Cearense de Futebol (FCF) desde que o caso veio à tona no dia 27 de março de 2012, em discurso de Idemar Citó na Assembleia Legislativa. Mauro Carmélio se defendeu no dia seguinte. Pegando o mote das denúncias, O POVO mostrou, em duas edições, a venda ilegal de cortesias em jogos no PV.
Quem assinou lista da CPI
Lista de deputados:
1 – Tin Gomes (PHS)
2 – João Jaime (PSDB)
3 – Teo Menezes (PSDB)
4 – Manoel Duca (PRB)
5 – Ely Aguiar (PSDC)
6 – Augustinho Moreira (PV)
7 – Bethrose (PRP)
8 – Carlomano Marques (PMDB)
9 – Cirilo Pimenta (PSD)
10 – Dedé Teixeira (PT)
11 – Delegado Cavalcante (PDT)
12 – Dra. Silvana (PMDB)
13 – Eliane Novais (PSB)
14 – Fernanda Pessoa (PR)
15 – Fernando Hugo (PSDB)
16 – Ferreira Aragão (PDT)
17 – Heitor Férrer (PDT)
18 – Júlio César Filho (PTN)
19 – Leonardo Pinheiro (PSD)
20 – Lucílvio Girão (PMDB)
21 – Mário Hélio (PMN)
22 – Mirian Sobreira (PSB)
23 – Moésio Loiola (PSD)
24 – Patrícia Saboya (PDT)
25 – Professor Teodoro (PSD)
26 – Roberto Mesquita (PV)
27 – Ronaldo Martins (PRB)
28 – Welington Landim (PSB)
29 – Idemar Citó (DEM)
Do O Povo

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*