![]() |
Foto reprodução: |
O Ceará começou esta terça-feira (27) sob fortes chuvas em diversas regiões do Estado. Levantamento inicial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta Jijoca de Jericoacoara, no Litoral Norte, como o município com o maior volume pluviométrico até o início da manhã, acumulando cerca de 102 milímetros.
Outras cidades também registraram índices elevados de precipitação, como Granja, com 91 mm; Moraújo, com 89 mm; Maracanaú, que chegou a 85 mm; Iguatu, com 84,5 mm; além de Chaval (79 mm) e São Gonçalo do Amarante (72 mm). Os dados foram consolidados por volta das 9h40.
Em Fortaleza, a chuva alcançou 59,6 mm até o mesmo horário, colocando a capital na 18ª posição do ranking estadual, conforme medições do posto Fundação Maria Nilva Alves, localizado no bairro Sapiranga. Este é considerado o primeiro grande evento de chuva do ano na capital cearense. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a expectativa é que o acumulado possa atingir até 100 milímetros ao longo do dia.
Entre os dez maiores registros pluviométricos do Estado nesta terça-feira também aparecem Cedro, Bela Cruz e Independência, todas com volumes em torno de 67 mm, conforme dados oficiais.
Quanto à previsão do tempo, a Funceme informa que, ao longo da manhã, o céu permanece entre nublado e parcialmente nublado em todas as macrorregiões do Ceará, com maior concentração de chuvas nos litorais Norte, do Pecém e de Fortaleza. Durante a tarde, o cenário se mantém, com possibilidade de precipitações também na região da Ibiapaba.
Já no período da noite, a previsão indica céu parcialmente nublado e ocorrência de chuvas em todas as macrorregiões, com destaque para o Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e Cariri. Na Ibiapaba, a chance é menor, com possibilidade apenas de chuvas isoladas.

