![]() |
| Foto reprodução: G1 |
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (19) revela que 45% dos eleitores desaprovam a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Já 30% afirmam aprovar a escolha, enquanto 25% dizem não saber ou preferiram não responder.
Jorge Messias foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a cadeira deixada por Luís Roberto Barroso, que antecipou sua aposentadoria da Corte.
O levantamento também mostra uma mudança na opinião dos brasileiros sobre o poder do presidente na escolha dos ministros do STF. Cresceu o percentual dos que defendem que o chefe do Executivo pode indicar livremente os nomes para o tribunal, enquanto diminuiu a parcela contrária a essa prerrogativa.
Confira os números:
Não deve indicar quem quiser: 54% (eram 59% em junho)
Deve indicar quem quiser: 41% (eram 34% em junho)
Não sabem/não responderam: 5% (eram 7% em junho)
Antes da indicação de Jorge Messias, Lula já havia nomeado o advogado Cristiano Zanin para uma vaga no Supremo.
A pesquisa também comparou a percepção do eleitorado em relação às indicações presidenciais ao STF em levantamento realizado em abril de 2023. Na ocasião, 60% desaprovavam as nomeações, 23% aprovavam e 17% não souberam ou não quiseram responder.
Fonte: G1

