![]() |
| Foto reprodução: Agência Brasil |
A partir de 2026, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) lançará uma competição inédita: a 1ª Olimpíada de Professores da Obmep Mirim, destinada a docentes que atuam do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.
Em entrevista à Agência Brasil, o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, explicou que a iniciativa nasce como desdobramento da Obmep Mirim criada em 2022 para atender alunos dos anos iniciais. Embora voltada às crianças, a olimpíada infantil já tinha como foco também os professores, muitos deles com formação generalista em pedagogia e sem especialização em matemática.
“Sabemos que muitos professores dos anos iniciais não têm uma boa relação com a matemática. A Obmep Mirim ajuda a diminuir esse medo e incentiva o professor a se divertir com a disciplina junto com as crianças”, disse Viana. A nova olimpíada vem para reforçar esse protagonismo docente e incentivar maior afinidade com o conteúdo.
A prova para os professores ocorrerá simultaneamente à segunda fase da Obmep, entre setembro e outubro de 2026, em cerca de 9 mil locais pelo país. A premiação inclui 25 medalhas de ouro, 50 de prata, 100 de bronze e 500 menções honrosas. Os medalhistas ganharão um curso online de formação para apoio às práticas de sala de aula.
Os 25 vencedores de ouro terão todas as despesas pagas para participar de um curso presencial no Rio de Janeiro, onde desenvolverão projetos a serem aplicados em suas escolas usando a metodologia da Obmep Mirim. Eles também receberão uma bolsa mensal de R$ 700 para execução das atividades.
Desde a criação da Obmep Mirim, o engajamento cresce a cada ano. “Já são mais de 5 milhões de estudantes inscritos, de 35 mil escolas em mais de 4 mil municípios”, destacou Viana. Professores que se destacarem poderão ser convidados a colaborar com o Impa na revisão de currículos e no desenvolvimento de ações voltadas ao ensino de matemática nos anos iniciais.
A nova olimpíada será realizada em parceria com a B3 Social e contará com apoio acadêmico da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat).
Para o Ministério da Educação, a iniciativa reforça o Compromisso Nacional Toda Matemática. A coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC, Tereza Farias, afirmou que a olimpíada fortalece o eixo pedagógico da política e reconhece o papel central dos professores na melhoria da aprendizagem.
Já a presidente da ANPMat, Sumaia Almeida Ramos, ressaltou que a ação atende a uma necessidade urgente: ampliar o suporte formativo aos docentes dos anos iniciais. “Professores mais preparados impactam diretamente o aprendizado das crianças”, afirmou.
Fonte: Agência Brasil

