![]() |
| Foto reprodução: Diário do Nordeste |
Cerca de 189 voos programados para partir do Aeroporto Internacional de Fortaleza, no bairro Serrinha, foram afetados ao longo desta semana em razão da passagem de um ciclone extratropical por São Paulo. Conforme balanço enviado ao Diário do Nordeste pela Fraport, administradora do terminal, entre terça-feira (9) e a manhã desta sexta-feira (12), 166 voos registraram atrasos e outros 23 foram cancelados pelas companhias aéreas.
O fenômeno climático ocorrido na terça-feira (9) provocou impactos na aviação em todo o País. Como os principais aeroportos paulistas seguem operando com instabilidade desde então, a malha aérea nacional incluindo Fortaleza foi diretamente influenciada.
Balanço de voos atrasados e cancelados em Fortaleza
9/12 (terça-feira)
Atrasados: 40
Cancelados: 4
10/12 (quarta-feira)
Atrasados: 51
Cancelados: 4
11/12 (quinta-feira)
Atrasados: 60
Cancelados: 13
12/12 (sexta-feira, até o fim da manhã)
Atrasados: 15
Cancelados: 2
O que o passageiro deve fazer?
A Fraport recomenda que os viajantes consultem previamente o status de seus voos junto às companhias aéreas ou verifiquem o painel de informações disponível no site da administradora antes de se deslocarem ao aeroporto.
O ciclone
O ciclone extratropical atingiu várias regiões de São Paulo, provocando, na terça-feira (9), interrupção no fornecimento de energia para mais de 2 milhões de clientes na Grande São Paulo, de acordo com a Enel. Após o apagão, mais de 1,3 mil equipes foram mobilizadas para restabelecer o serviço.
Embora a ocorrência de ciclones no Sul e Sudeste nesta época do ano seja considerada comum, especialistas afirmam que a intensidade do fenômeno chamou atenção. Segundo o climatologista José Marengo, coordenador do Cemaden, o aquecimento da atmosfera tende a potencializar esses eventos, tornando-os mais severos e capazes de provocar danos mais significativos.

