Baile do Menino Deus faz prévia inédita nas ruas do Recife no dia 14

0

Baile Menino Deus

Foto reprodução: Agência Brasil




Espetáculo Baile do Menino Deus ganha prévia histórica nas ruas do Recife no dia 14


O Recife Antigo será tomado por cores, ritmos e personagens da cultura popular no próximo dia 14, quando um grande cortejo celebrará uma prévia inédita do Baile do Menino Deus: Uma brincadeira de Natal. Mais de 300 artistas entre músicos, cantores, bailarinos e grupos tradicionais levarão às ruas manifestações como reisado, pastoril, maracatu, cavalo-marinho, guerreiros, além de orquestras sinfônicas e de frevo, a partir das 16h.

Participam do percurso os personagens do espetáculo e agremiações urbanas e rurais de várias regiões do estado, reunindo ópera popular e folguedos tradicionais em uma ação multicultural. A proposta, explica o diretor Ronaldo Correia de Brito, é aproximar moradores e turistas das brincadeiras que marcam tanto o ciclo natalino quanto o carnavalesco no Nordeste.

“As cantigas de Lapinha e de Pastoril, por exemplo, acabaram se transformando em marchas de bloco aqui no Recife”, lembra o diretor. Criado por ele para valorizar símbolos nacionais frente à presença crescente de elementos estrangeiros como neve, renas e Papai Noel, o Baile do Menino Deus tornou-se Patrimônio Imaterial do Recife e já atraiu mais de 70 mil pessoas.
Tradição e liberdade criativa

O espetáculo apresenta, com ampla liberdade poética, a passagem bíblica do nascimento de Jesus a partir da jornada de dois Mateus, brincantes populares que percorrem caminhos repletos de figuras fantásticas e expressões culturais herdadas de matrizes africanas, indígenas e ibéricas até a chegada à casa onde nasce o Menino.

No palco, misturam-se cantigas, danças, costumes, rezas e personagens do folclore, compondo uma narrativa que integra referências tradicionais e elementos da cena contemporânea. Em 2025, o elenco conta com nomes como Flávio Leandro, destaque do forró, e Maestro Spok, representante do frevo e do jazz brasileiros.

“Nós somos um espetáculo grandioso. O Recife se vê, se reconhece e ama esse espetáculo”, afirma Ronaldo Correia de Brito.
Arte popular como centro

Os bailarinos vêm de escolas populares de frevo e se apresentam em coreografias inspiradas em caboclinhos e maracatus, com participação também de artistas do hip-hop. Um dos momentos mais celebrados, conta o diretor, é a entrada de um grupo da periferia do Canal do Arruda, que ocupa o palco por seis minutos em uma apresentação considerada apoteótica.

Com 42 anos de história e consolidado desde 2003 como “o maior espetáculo natalino do país”, o Baile do Menino Deus segue se renovando. “Neste ano, temos a incorporação de novas músicas, textos e personagens”, antecipou o diretor.

Fonte: Agência Brasil


Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Check Now
Ok, Go it!