A 8ª fase da Operação 404, voltada ao combate de crimes contra a propriedade intelectual na internet, tirou do ar, nesta quinta-feira (27) 535 sites e um aplicativo de streaming. De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, essa é a maior mobilização internacional do país, com a participação da Argentina, do Equador, do Paraguai, do Peru e do Reino Unido. O México e os Estados Unidos também acompanharam os trabalhos como observadores para conhecer a metodologia usada no enfrentamento à pirataria digital.
Além da remoção de conteúdos em áudio e vídeo, como jogos e músicas, foram retirados milhares de materiais piratas de repositórios e redes sociais. Nesta fase, segundo o ministério, o foco foi ampliado para alcançar as estruturas de financiamento e monetização desses serviços ilegais.
Fonte: É notícia Rádio Gov
Ao todo foram cumpridos 44 mandados de busca e apreensão, sendo quatro de prisão preventiva e três prisões em flagrante em diversos estados brasileiros. O intuito é identificar e responsabilizar os administradores e colaboradores das plataformas piratas.
A força-tarefa internacional foi liderada pela Coordenação-Geral de Crimes Cibernéticos, e teve a participação das Polícias Civis de 15 estados. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine), também atuaram no bloqueio dos sites e domínios que violavam direitos autorais no Brasil.

