Sobral adere ao Programa Mais Médico do Governo Federal

Unknown
0

Programa Mais Médico vai garante mais profissionais nos Centro da Família na sede e distritos

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Saúde, enviou a solicitação de 20 vagas  para médicos cadastrados no Programa Mais Médico do Ministério da Saúde. A adesão do Município ao Programa foi anunciada pela Secretária da Saúde de Sobral, Mônica Lima, ao lado do Prefeito Veveu Arruda, durante a 11ª Plenária do Orçamento Participativo realizada, nessa terça-feira, 23, no Distrito de Aprazível.

O Prefeito falou aos participantes da Plenária, que apoia a iniciativa do Ministério da Saúde, em tentar resolver o déficit de profissionais de medicina nos municípios brasileiros. O Prefeito falou do resultado da reunião com representantes do Ministério da Saúde, em Fortaleza, na qual esteve presente, na semana passada, em busca de mais informações sobre o Programa.

Entre as determinações do Ministério da Saúde, destacadas pelo Prefeito Veveu Arruda, para adesão ao Programa Mais Médico, está a de que o profissional contratado por este sistema não poderá exercer outra atividade que não seja a do atendimento em Unidades de Saúde.

“Se tudo correr bem, nós vamos poder contar com médicos até outubro deste ano, que vêm ajudar a nossa população. Sem prejuízos para os médicos formados no Brasil, formados em Sobral. Nós vamos estudar como aperfeiçoar mais ainda o nosso Sistema de Saúde Municipal, para atendermos melhor a população de Sobral”, disse o prefeito.

De acordo com a demanda enviada pela Secretaria da Saúde, para análise do Ministério, a distribuição de médicos será de 2, no Centro de Saúde da Família, no Bairro do Junco; 3 no CSF da Coelce; 1 no CSF da Expectativa; 1 médico, no CSF das Pedrinhas; 1 no Sinhá Saboia; 1 médico na Caioca; 1 médico no CSF do Tamarindo (Centro); 1 no CSF da Estação; 1 no Sumaré; 2 na Vila União; 1 para atender no CSF de Aracatiaçu; 1 no CSF de Caracará (Patos); outro no CSF do Torto; 1 em Bilheira; 1 médico para o CSF do Aprazível, e outro médico para o CSF do CAIC.

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal espera garantir mais médicos para o país.

A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.




Fonte: Sobral

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*